









A Fundação Negro Amor quer incentivar, nas crianças e adolescentes, o despertar de seus talentos, fortalecer suas iniciativas e esforços pessoais, além de encorajá-los a agir com honestidade para o crescimento individual e o bem de suas comunidades.
Galerias FNA é, portanto, um espaço criado para a exposição da criação artística dos alunos das escolas comunitárias apoiadas pela Fundação Negro Amor e parte da necessidade de motivar o aluno à leitura e à escrita, de estimular a expressão criativa individual e coletiva e de dar visibilidade e compartilhar o que pensam e o que sentem as crianças e adolescentes residentes em bairros populares de Salvador e da província de Namibe, em Angola.
CABELO
Galerias FNA lança a exposição CABELO composta por 25 desenhos das crianças do Centro Educacional Paulo VI, em Salvador, Bahia. A mostra é produto do projeto “Viajando na leitura”, participante do IV Edital FNA 2019 – A Leitura Conecta e Desperta e foi realizada a partir da leitura que as crianças fizeram de diversos livros infantis com temáticas étnico-racial. A leitura colabora para que as crianças se apropriem e se orgulhem de serem elas mesmas, com toda a sua beleza.
MEDO
Galerias FNA lança a exposição MEDO composta por 11 desenhos das crianças do Centro Educacional Paulo VI, em Salvador, Bahia. A mostra é produto do projeto “Viajando na leitura”, participante do IV Edital FNA 2019. A partir da leitura do poema “Medo e Coragem”, que compõe o livro “Poesia que transforma”, de Bráulio Bessa, poeta e cordelista cearense, as crianças em roda expressaram seus medos, contaram com a escuta sensível e afetiva do grupo e da educadora, e criaram desenhos para expressá-los: medo da violência; medo da morte; medo que a casa pegue fogo; medo do fantasma; medo da cobra… Como dito no poema:
“O medo pode ser bom
serve pra nos alertar,
tem função de proteger,
mas pode nos ensinar
que às vezes até o medo
vem pra nos encorajar…”
NATUREZA
Galerias FNA lança a exposição Natureza composta por 36 desenhos das crianças da Escola Aberta do Calabar, em Salvador, Bahia. A mostra é produto da mobilização de toda a escola, educadoras e crianças do grupo 2 ao 5º ano, que através da leitura, reflexão crítica e expressão através da arte, criaram os desenhos celebrando a vida e a defesa firme da natureza. As crianças utilizaram técnicas diversas como recorte de papel, pintura a dedo, com pincel e desenhos com lápis de cera para celebrar o que é o bem mais precioso comum a todos: a natureza.
PENTEADO DESPENTEADO
Galerias FNA lança a exposição Penteado Despenteado composta por 8 telas das crianças da Escola Capela São José, em Salvador, Bahia. A mostra é produto da oficina de pintura realizada pelo artista plástico mineiro Anderson Augusto, ilustrador do livro que inspirou a exposição: “Penteado Despenteado”, de Joana Mendes, que conta a história real da menina Aurora. As crianças mergulharam na história e através de videoconferência com a autora e sua filha Aurora, personagem real do livro, que moram na Itália, trocaram brincadeiras, dinâmicas, contação de histórias, músicas e criaram desenhos e pinturas individuais e coletivas, compreendendo que “… a nossa real beleza é ser quem se é, de verdade!”. Penteado Despenteado é uma ação do projeto de leitura “Despertando valores através da leitura”, participante do IV Edital FNA 2019 – A Leitura Conecta e Desperta.
3 QUE SE INTEGRAM: NOSSA ANCESTRALIDADE
Galerias FNA lança as exposições 3 QUE SE INTEGRAM composta por 67 desenhos das crianças do Centro Educacional Comunitário Educar para Libertar, em Salvador, Bahia, com as temáticas: DANÇA POPULAR; TEXTURA e NOSSA ANCESTRALIDADE. A mostra é produto do projeto de leitura “Despertando e brincando com a imaginação”, participante do IV Edital FNA 2019 – A Leitura Conecta e Desperta.
NOSSA ANCESTRALIDADE é composta por 21 desenhos e foi inspirada na leitura de livros de literatura infantil que apresentava personagens protagonistas de vovós e vovôs, suas sabedorias e ensinamentos. As crianças manifestam em seus desenhos sua busca de pertencimento e valorização de sua ancestralidade.
3 QUE SE INTEGRAM: TEXTURA
Galerias FNA lança as exposições 3 QUE SE INTEGRAM composta por 67 desenhos das crianças do Centro Educacional Comunitário Educar para Libertar, em Salvador, Bahia, com as temáticas: DANÇA POPULAR; TEXTURA e NOSSA ANCESTRALIDADE. A mostra é produto do projeto de leitura “Despertando e brincando com a imaginação”, participante do IV Edital FNA 2019 – A Leitura Conecta e Desperta.
TEXTURA é composta por 15 desenhos que representam brincadeiras e jogos do universo infantil e foram criados utilizando lápis de cera para produzir textura com cores variadas e o risco dos desenhos em baixo relevo.
3 QUE SE INTEGRAM: DANÇA POPULAR
Galerias FNA lança as exposições 3 QUE SE INTEGRAM composta por 67 desenhos das crianças do Centro Educacional Comunitário Educar para Libertar, em Salvador, Bahia, com as temáticas: DANÇA POPULAR; TEXTURA e NOSSA ANCESTRALIDADE. A mostra é produto do projeto de leitura “Despertando e brincando com a imaginação”, participante do IV Edital FNA 2019 – A Leitura Conecta e Desperta.
DANÇA POPULAR é a tradução das crianças em 31 desenhos sobre as manifestações da cultura popular: dança de reis; quadrilha; bumba meu boi, samba; carimbó e frevo que elas vivenciaram os ritmos, as músicas, as danças e suas histórias.
HISTÓRIAS QUE INSPIRAM
Galerias FNA lança a exposição HISTÓRIAS QUE INSPIRAM composta por 28 desenhos das crianças do Centro Comunitário Tia Balá, em Salvador, Bahia. A mostra é produto do projeto “Contando e recontando a África III”, participante do IV Edital FNA 2019 – A Leitura Conecta e Desperta, que objetiva construir elos entre as crianças e os livros. A escuta das histórias Obax, de André Neves e O ogro Barba-ruiva, de Beatrice Garel e Muzo inspirou as crianças a criar releituras das histórias com seus próprios desenhos.
IDENTIDADES
Galerias FNA lança a exposição IDENTIDADES composta por 19 autorretratos das crianças de educação infantil do Centro Comunitário Tia Balá, em Salvador, Bahia. A mostra é produto do projeto “Contando e recontando a África III”, participante do IV Edital FNA 2019 – A Leitura Conecta e Desperta. A escola é mantida pelo Ilê Omo Ketá Posú Betá, terreiro da nação Gege Mina-Popo e suas crianças, através da leitura de livros infantis sobre a história e culturas africana e afro-brasileira, refletiram sobre suas memórias, identidades e raízes, e criaram seus autorretratos aumentando sua autoestima.
ARTE INDÍGENA
Galerias FNA lança a exposição ARTE INDÍGENA composta por 12 desenhos das crianças de educação infantil e do grupo de arte educação da Escola Comunitária Nossa Senhora de Escada, em Salvador, Bahia. A mostra é produto do projeto “Redescobrindo os caminhos fantásticos conectados à leitura”, participante do IV Edital FNA 2019 – A Leitura Conecta e Desperta. A partir da leitura do livro “Poeminhas da terra”, de Márcia Leite e Tatiana Móes, que faz uma singela homenagem aos momentos simples do cotidiano da vida na aldeia, as crianças criaram seus desenhos.
MINHA MAMÃE
Galerias FNA lança a exposição MINHA MAMÃE composta por 38 desenhos das crianças de 3 a 6 anos da Escola Comunitária Construindo a Vida, em Salvador, Bahia. A mostra é uma homenagem das crianças a suas mamães e é produto das ações de leitura literária com contação de histórias e vivências musicais.
PINTURA A DEDO
Galerias FNA lança a exposição PINTURA A DEDO composta por 19 desenhos das crianças de 6 anos do Centro de Integração Familiar – CEIFAR, em Salvador, Bahia. A mostra é produto do projeto “Mergulhando no mundo da leitura”, participante do III Edital FNA 2018 – A Leitura Irmana e Amplia, onde as crianças vivenciaram coletivamente um dia de arte livre e criaram seus desenhos de pintura a dedo, experimentando cores e formas para expressar seus sentimentos e ideias.
COSTURANDO A VIDA
Galerias FNA lança a exposição COSTURANDO A VIDA composta por 24 quadros das crianças do 4º e 5º anos da Escola Aberta do Calabar, em Salvador, Bahia. A mostra é produto da Oficina de Leitura e Costura, onde histórias, músicas e cirandas despertaram e inspiraram as crianças para costurar ideias e bordar sentimentos. Tecendo e costurando ponto a ponto, as crianças também se organizam internamente com alegria, concentração e entusiasmo. Costurando e bordando aprendizagens de ser quem é no presente e na presença!
FIM DE SEMANA
Galerias FNA lança a exposição FIM DE SEMANA composta por 21 desenhos das crianças de 6 anos do Centro de Integração Familiar – CEIFAR, em Salvador, Bahia. A mostra é produto do projeto “Mergulhando no mundo da leitura”, selecionado no III Edital FNA 2018 – A Leitura Irmana e Amplia onde as crianças construíram narrativas sobre o que viveram ou sonharam no fim de semana: Histórias reais e histórias imaginárias ganham desenhos e pequenos textos.
MEU DESENHO, MINHA HISTÓRIA
Galerias FNA lança a exposição MEU DESENHO, MINHA HISTÓRIA composta por 46 desenhos das crianças do Grupo 3 do Centro de Integração Familiar – CEIFAR, em Salvador, Bahia. A mostra é produto do projeto “Mergulhando no mundo da leitura”, selecionado no III Edital FNA – A Leitura Irmana e Amplia. O projeto se desenvolveu a partir da experiência com rodas de contação de histórias com as crianças que fizeram suas releituras criando desenhos que contam uma nova história. Cada criança construiu um livro de histórias com desenhos e as narrativas orais foram transcritas pela professora.
PEQUENOS NARRADORES
Galerias FNA lança a exposição PEQUENOS NARRADORES composta por 32 desenhos das crianças do 3º, 4º e 5º anos da Escola Aberta do Calabar, em Salvador, Bahia. A mostra é produto do projeto Pequenos Narradores, desenvolvido pela Takapy Digital Art, com mediação da arte educadora Zê Paludo e assessoria da FNA. Vários referenciais foram usados nas oficinas como literatura, música, filmes, fotografias, corpo, dramatização e jogos, a fim de criar e vivenciar situações numa atmosfera propícia e acolhedora para fruição e criação de histórias e desenhos pelas próprias crianças. As histórias e desenhos criados irão se transformar numa série de desenho animado para televisão. Criar história é coisa de criança.
CHUVA
Galerias FNA lança a exposição CHUVA composta por 20 desenhos das crianças do grupo 3 da Escola Capela São José, em Salvador, Bahia. O projeto se desenvolveu a partir da reflexão sobre a estação do inverno inspirada pela leitura do livro “A Chuva”, de Gisélia Machado Belarmino, em que as crianças criaram suas releituras da história com desenhos.
O QUE EU LEVO NA MINHA VIAGEM?
Galerias FNA lança a exposição O QUE EU LEVO NA MINHA VIAGEM? composta por 33 desenhos das crianças dos 2º, 4º e 5º anos da Escola Aberta do Calabar, em Salvador, Bahia. O projeto se desenvolveu a partir da leitura da letra e da música “Superfantástico”, da Turma do Balão Mágico, que inspirou as crianças a refletir sobre o que levariam em sua viagem. Os desenhos traduzem os desejos das crianças por um balão mágico cheio de alegria, família, união, amor, paz e vida em sua viagem.
MEU DESENHO PARA MINHA ESCOLA
Galerias FNA lança a exposição MEU DESENHO PARA MINHA ESCOLA: composta por 22 desenhos das crianças do Centro Comunitário Tia Balá, em Salvador, Bahia. A mostra é produto do desafio lançado para as crianças: Vamos decorar e deixar nossa escola bonita? As crianças prontamente expressaram o que mais gostam na escola: os colegas, as prós, o espaço físico e as muitas leituras de histórias vivenciadas coletivamente.
ASA BRANCA
Galerias FNA lança a exposição ASA BRANCA: composta por 15 desenhos das crianças dos 4º e 5º anos da Escola Aberta do Calabar, em Salvador, Bahia. A mostra é produto do projeto “Alfabrincando”, selecionado no II Edital FNA Lendo o Mundo. O projeto se desenvolveu a partir da leitura da poesia e da música Asa Branca, da dupla Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, que despertou inquietação e reflexão nas crianças sobre a seca no Nordeste brasileiro: a terra ardendo, morrer de sede, sertão, ave Asa Branca, chuva e embalados no ritmo do baião criaram releituras através de desenhos e cores.
BRINCAR DE LER E DESENHAR HISTÓRIAS
Galerias FNA lança a exposição BRINCAR DE LER E DESENHAR HISTÓRIAS: composta por 25 desenhos das crianças dos grupos 3, 4 e 5 da Escola Comunitária Capela São José, em Salvador, Bahia. A mostra é produto do projeto “Brincar de ler e escrever”, selecionado no II Edital FNA Lendo o Mundo. O projeto se desenvolveu a partir das vivências com rodas de leitura de histórias de matriz afrodescendente realizadas semanalmente com as crianças, que a partir das histórias ouvidas criam, sonham e imaginam suas novas histórias através de desenhos.
EWÁ E O ARCO ÍRIS
Galerias FNA lança a exposição EWÁ E O ARCO ÍRIS: composta por 20 telas com pintura das crianças do Centro Comunitário Tia Balá, em Salvador, Bahia. A mostra é produto do projeto “Contando e recontando a África”, selecionado no II Edital FNA Lendo o Mundo. O projeto se desenvolveu a partir da leitura de histórias de matriz africana e da apreciação do filme “Ewá e o arco íris” que conta a história da deusa africana Ewá que vivia no rio Yewa, na África. Ewá invocava a força dos ventos e das chuvas para favorecer a colheita, e a força da luz do arco íris a protegia.
IMAGINAÇÃO
Galerias FNA lança a exposição “Imaginação”, composta por 12 desenhos das crianças do 4º e 5º anos, da Escola Aberta do Calabar. A mostra é fruto do projeto “Alfabrincando”, selecionado no II Edital FNA 2016 – Lendo o mundo. A oficina de leitura se desenvolveu a partir do questionamento: O que é imaginação? Através da escuta de músicas e contação de histórias as crianças refletiram que imaginação é: “histórias de minha cabeça”; “o sonho é imaginação?”; “pensar num elefante vermelho é imaginação” e criaram coletivamente a seguinte história:
Era uma vez um menino que imaginava que estava em uma praia cheia de gente. Era uma praia muito linda, de areia amarela e água azul clara. Nessa praia tinha muitas pessoas conhecidas e muitos amigos dele. Eles decidiram pegar uma onda no mar, ondas grandes e viram pequenos caranguejos e um cardume de peixes. Os peixes eram muito bonitos e muito rápidos… De repente surgiu um tubarão perseguindo um golfinho, e eles tentaram ajudar o golfinho. O tubarão desistiu de perseguir o golfinho e foi atrás dos peixinhos. Os outros meninos foram ajudar os peixinhos. Então, o tubarão desistiu e foi atrás deles. Foi quando as crianças tiveram a ideia de nadar até o raso e o tubarão não conseguiu pegá-los. Chegando à areia pediram ajuda a um policial, que deu um tiro para cima e assustou o tubarão. Foi quando chegou o pai do tubarão e o levou para casa.
OUVINDO E DESENHANDO HISTÓRIAS
Galerias FNA lança a exposição “OUVINDO E DESENHANDO HISTÓRIAS”: composta por 27 desenhos das crianças dos Grupos 4 e 5, do Educandário Creche Renovação, em Salvador, Bahia. A mostra é produto do projeto “Cante um conto: Socializando saberes”, selecionado no II Edital FNA 2016 – Lendo o mundo. O projeto se desenvolveu a partir da leitura de histórias para as crianças que desenharam e criaram suas próprias releituras das histórias ouvidas.
NITO
Galerias FNA lança a exposição “NITO”: composta por 27 desenhos das crianças do 1º ano da Escola Aberta do Calabar, em Salvador, Bahia. A mostra é fruto do projeto ‘Alfabrincando’, selecionado no I Edital FNA 2015 – Brincar de ler e escrever. O projeto se desenvolveu a partir da leitura coletiva do livro de Sonia Rosa, “O menino Nito”, que inspirou nas crianças o desejo de criar e desenhar sua própria estória:
Nito e a Ilha de Sodó
Era uma vez um navio com Nito. Aí ele navegou até a Ilha de Sodó e foi quando Leonardo chamou Nito para pilotar. Nito embarcou com Leonardo e foram para o parque brincar e tomar sorvete, depois do sorvete eles foram para casa, pois estavam muito sujos porque brincaram muito. Depois eles saíram e foram para a casa do avô de Nito, e depois foram para a Barra vê o cantor Tiaguinho com a mãe, a irmã e a prima de Lara. Eles encontraram Agatha no caminho e antes de voltarem para casa viram a passagem da tocha olímpica.
CABELO
Galerias FNA lança a exposição “CABELO”, composta por 28 desenhos dos alunos do Centro Comunitário Tia Balá e da Escola Aberta do Calabar, em Salvador, Bahia. A mostra é produto da Oficina de expressão: Lendo o mundo, desenvolvida pela FNA com a assessoria da arte educadora Zenaide Paludo. O projeto se desenvolveu a partir da necessidade das crianças de falar sobre os cabelos, sobre o preconceito com ‘cabelo duro’, com ‘cabelo ruim’ e sobre as diferenças de cabelos. Os adjetivos dados aos cabelos foram ganhando formas na argila, nos textos, nos desenhos e nos jogos teatrais ancorando a construção da identidade e autoimagem.
EU AMO MINHA ESCOLA
Galerias FNA lança a exposição “EU AMO MINHA ESCOLA” que homenageia os 33 anos de existência, resistência e luta da Escola Aberta do Calabar, em Salvador, Bahia. Composta por 35 desenhos e pequenos textos de alunos da pré-escola ao 5º ano, a mostra é resultado de dinâmicas lúdicas e criativas vivenciadas pelas educadoras Ana Rita, Dorinha, Rosângela, Bete e Lúcia com seus alunos, que demonstram suas reflexões sobre o valor e a essência da escola comunitária, traduzidas no texto de Yasmin, aluna do 3º ano: “ A Escola Aberta do Calabar não tem dono, a gente é que é o dono, por isso a gente tem que tomar conta dela”. Boas leituras!
HEREROS EM GIZ
Galerias FNA estreia com a exposição “HEREROS EM GIZ”, composta de 45 desenhos dos alunos da Escola dos Hereros, na província de Namibe/Angola. A mostra é produto do projeto Nossa Cara, desenvolvido pela FNA com a assessoria da educadora Bete Tourinho, em agosto de 2014, naquela província. Entre outras experiências e vivências aplicadas, percebeu-se que os alunos tinham dificuldade em entender a diferença entre desenho e texto e, o desafio vivenciado foi que cada aluno criasse seu autorretrato, a partir de um traçado da cabeça e pescoço. O projeto Nossa Cara, então, trabalhou a construção da identidade e autoimagem, através da observação de características do corpo, do rosto, da cor da pele, dos olhos, da boca e dos dentes, conjugando as partes do corpo, a escrita e a leitura.